Clínica Escola oferece serviços gratuitos à comunidade
- Ana Carolina Cunha
- 22 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
A Clínica Escola, localizada no Centro Universitário Estácio da Bahia, no andar G4, fo idealizada pela fisioterapeuta Doutora Cláudia Bahia no ano de 2006 e atualmente coordenada pela professora Thays Souza Freitas. O espaço foi criado com a finalidade de atender as necessidades dos alunos dos cursos de saúde, levando-os a vivenciar experiências das práticas da clínica, supervisionados por um preceptor. Os alunos realizam atendimentos, cumprem as exigências da grade curricular e ajudam as pessoas carentes que precisam desse serviço.
O horário de funcionamento da Clínica é das 08 às 18h de segunda a sexta. Os serviços são gratuitos e oferecidos prioritariamente às pessoas carentes da comunidade e/ou com patologias comuns, além dos alunos e colaboradores da Estácio. Em média 70 pacientes são atendidos diariamente, divididos entre os tipos de patologias.
Inicialmente o paciente é encaminhado ao setor de estágios do curso de Serviço Social onde juntamente com a preceptora os alunos realizam a triagem desses pacientes, em que os elegíveis são prioritariamente a população mais carente. Após essa triagem, o paciente é encaminhado para o setor específico de atendimento, como Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. “Em Fisioterapia dispomos do atendimento nas áreas de atuação: saúde da mulher, Pediatria, Ortopedia, Neurologia e Geriatria, além da criação e elaboração de campanhas e estratégias de abordagem na prática supervisionada em estágio externo ao Campus Gilberto Gil que funciona na Unidade de Saúde de Cajazeiras V.”, explica Thays Freitas.

Os atendimentos são realizados pelos alunos (estagiários) do último ano, sempre acompanhados de um supervisor. Todos os casos dos pacientes são estudados e criados planos de atendimento individualizado, a fim de obtemos bons resultados tanto na melhora/cura do paciente como aprendizado do aluno.
Komentar